"Dá um Tempo": encontrando equilíbrio em um mundo sem limites


Você também tem a impressão que o planeta está girando mais depressa? E não estou falando de nenhum momento de gole na cabeça. Minha referência é ao tempo que avança cada vez mais, ou faz parecer assim, em um ritmo loucamente frenético. Acho que vivemos em um período onde as demandas são infinitas, desaparecendo com o espaço para um breve respiro, em um buraco sombrio perdido por aí. 

Antes de falar do livro “Dá um tempo!”, da jornalista Izabella Camargo, preciso aproveitar o ensejo para confessar minha angustia mais recorrente. Em um único dia, em breves instantes, sou capaz de entregar uma variação de humor, expectativa e tesão de fazer as coisas que foge ao padrão do que observo em boa parte dos amigos e familiares. Os livros, a música e a escrita ajudam a manter um pouco de calma em meu coraçãozinho (risos). 

Se a leitura é uma terapia e escrever um santo remédio, "Dá um Tempo!" ofereceu para este paciente doses doces de um tratamento que parece que durará, em mim, para sempre.  Ajudou a compreende um tanto mais sobre os efeitos do tempo (ou a falta dele) neste novo século – das relações sociais, pressões familiares e profissionais – no indivíduo. 

A obra é um convite à reflexão sobre a constante sensação de falha que muitos de nós experimentamos, seja em relação aos outros ou a nós mesmos. Com base na própria jornada pessoal da autora, que desenvolveu a síndrome de burnout, o livro mergulhado nas transformações que a sociedade moderna atravessou, culminando em um estilo de vida cada vez mais acelerado e exigente.

A abordagem de Izabella Camargo é profundamente enriquecida por insights provenientes de mais de cem entrevistados, que incluem desde personalidades reconhecidas do grande público, como Fernanda Montenegro, Pe. Fábio de Melo e Nelson Motta, até professores, formadores de opinião e especialistas. Esse amplo espectro de vozes fornece uma análise abrangente das influências que moldaram nossa percepção do tempo e a importância de redescobrir o poder de ditar nosso próprio ritmo.

Para mim, nada foi mais didático neste livro que a explicação sobre a dinâmica de juros relacionado ao período de vida. A autora destaca a maneira como as decisões financeiras e a administração do tempo estão entrelaçadas, ilustrando como o valor das escolhas pode se manifestar em formas tangíveis e intangíveis. Esse conceito oferece uma nova lente através da qual podemos avaliar como gerenciamos nossos recursos financeiros quanto o tempo que temos disponíveis.

O ponto central que convida para leitura é a reflexão sobre a finitude de nossas vidas. Portanto, "Dá um Tempo!" discute a necessidade de cada um buscar o cuidado com a saúde e o bem-estar. Avalio que Izabella desejou entregar algo mais profundo que um manual aos leitores. Portanto, se você está em busca de reconsiderar sua relação com o tempo, encontrando um equilíbrio entre obrigações e autocuidado, e a trilhar um caminho em direção a uma vida mais saudável e consciente, acho que este livro é para você. Reavaliar nossas escolhas e as pressões que recaem em cada um tornam-se fundamentais neste momento de humanidade. 

Vou deixar, aqui e baixo, o link da Amazon para quem desejar comprar.


Postagem Anterior Próxima Postagem